ESPECIALISTA MILITAR ISRAELENSE DECLAROU NESTE DOMINGO: “DESTRUIR O PROGRAMA NUCLEAR IRANIANO COM BOMBAS É IMPOSSÍVEL”

INTERNACIONAL

O analista militar israelense, Alon Ben-David, confirmou em declarações transmitidas neste domingo (22/06) pelo “Canal 13” que: “Destruir o programa nuclear do Irã com bombas é impossível”, observando que: “A situação não mudará mesmo se continuarmos o ataque por mais um ano com a participação dos EUA”.

Ben-David, renomado militar judeu, declarou: “Israel esgotou seus objetivos militares. O programa foi atacado, é verdade, mas medir o sucesso em termos de danos materiais não é o verdadeiro critério. O mais importante é entender que o conhecimento iraniano ainda existe e que sua capacidade de enriquecimento não foi retirada”.

David acrescentou: “Um programa nuclear não pode ser destruído apenas por ataques aéreos. Qualquer material restante pode ser transportado e enriquecido em outro lugar. Isso torna qualquer ataque, por mais poderoso que seja, insuficiente para acabar com o programa nuclear do Irã.”

O coronel israelense da reserva observou que “O programa nuclear de Israel não desapareceu esta noite. Fomos nós que desejamos este ataque, e os EUA o realizaram, mas isso não eliminou o programa nuclear.”

Ele observou que a questão-chave agora é: “Para onde o Irã irá? Haverá uma resposta aos norte-americanos, a Israel, ou o Irã retornará à mesa de negociações?” Ele observou que o ataque não alcançou o que Israel esperava em nível estratégico e que a questão iraniana permanece em aberto, com todas as suas possibilidades.

As declarações de Ben-David ocorrem em um momento de crescentes avaliações dentro de das forças armadas de Israel de que o recente ataque norte-americano, apesar de suas repercussões, não atingiu seu objetivo estratégico e que o Irã ainda mantém os pontos fortes(centrifugas e urânio enriquecido)de seu programa nuclear, particularmente seu conhecimento científico e sua expertise”.