ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO CHILE: CANDIDATA DO PC REPRESENTA A CONTINUIDADE DO GOVERNO NEOLIBERAL DE BORIC EM “DISPUTA” COM A DIREITA INSTITUCIONAL… TODOS SERVIÇAIS DO CAPITAL FINANCEIRO!

LBI

O Chile realiza suas eleições presidenciais neste domingo, 16/10, juntamente com as eleições parlamentares, e os dois favoritos para avançar ao segundo turno, em 14 de dezembro, são Jeannette Jara, do PC, única representante da coalizão governista do presidente Gabriel Boric, e o direitista José Antonio Kast, líder do Partido Republicano. A candidata pseudo “comunista” Jeannette Jara venceu as eleições primárias do bloco governista chileno liderado por Gabriel Boric. Jara, representante do Partido Comunista, que integrou o governo neoliberal de Gabriel Boric como Ministra do Trabalho e Previdência Social, representará a coalizão burguesa “Unidade pelo Chile” nestas eleições presidenciais.

A trairagem política de Jeannette vem de longe no Chile e não se distingue muito dos seus pares Sociais Democratas da América Latina, como Lula e Petro, utilizam o “fantasma” do suposto perigo da volta da direita folclórica para descarregar a agressiva plataforma da Governança Global do Capital Financeiro sobre as massas. “Diante da ameaça da extrema direita, respondemos com unidade, diálogo e esperança”, declarou a “comunista”, a queridinha dos rentistas do Fórum de Davos.

Está colocada para a vanguarda classista a superação deste quadro de conciliação de classes, não só para derrotar a direita fascista, mas também para denunciar os partidos da exquerda burguesa. Por esta razão, o verdadeiro boicote à farsa eleitoral da democracia dos ricos de servir como base para a luta dos trabalhadores que tenha como norte a revolução  comunista, retomando o caminho interrompido pelo chacal Pinochet e a política impotente de colaboração de classes da UP.