ÚLTIMO MOMENTO: MANIFESTANTES TENTAM OCUPAR O PALÁCIO PRESIDENCIAL DO MÉXICO

LBI

Uma grande manifestação convocada por entidades populares e da juventude está acontecendo neste sábado (15/11) na Cidade do México, partindo do monumento ao “Anjo da Independência” em direção ao Zócalo, a praça principal da Constituição Nacional do país. O principal objetivo da marcha, liderada por jovens é exigir segurança e mais oportunidades. O massivo protesto foi convocado em resposta ao assassinato de Carlos Meza, prefeito de Uruapan. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, vem se mostrando inativa e até cúmplice das falanges criminosas do tráfico que atuam livremente como um “poder oficioso” da república.

Os manifestantes tentam entrar no Palácio Nacional do México e a polícia reagiu com sua habitual brutalidade contra a população. Os batalhões policiais atiraram gás lacrimogêneo e balas de borracha contra os manifestantes para impedir seu avanço rumo a sede central do governo mexicano.

Vídeos nas redes sociais e transmissões ao vivo da mídia corporativa documentaram os confrontos e como os manifestantes conseguiram romper uma das barreiras e acessar a área protegida do palácio. A situação de radicalização imediatamente se intensificou no confronto contra as forças estatais de segurança. Minutos depois, a tensão aumentou ainda mais, quando as forças de segurança começaram a atirar contra os manifestantes para bloquear seu avanço, enquanto os manifestantes responderam lançando foguetes e outros objetos do outro lado das barricadas.

Algumas das “palavras de ordem”mais recorrentes na multitudinária marcha política até agora são: “Viva Carlos Manzo!”, “Fora Claudia!” e “Fora Morena!”, o partido da presidente que se diz de “esquerda”, mas que leva a cabo no governo central um agressivo programa econômico neoliberal.