O prazo de 36 horas para a chegada de contratorpedeiros norte-americanos à costa venezuelana, segundo a agência de notícias Reuters, está se aproximando. Porém até agora não existe nenhuma informação oficial disponível no Pentágono sobre essa manobra militar imperialista de longo alcance na região sul da América Central. No último 18 de agosto, a mídia corporativa ianque informou que três contratorpedeiros da classe Arleigh Burke da Marinha dos EUA, guiados pelo sistema antimísseis Aegis, desenvolvido pelos EUA, deveriam ser enviados ao litoral da Venezuela em menos de dois dias. Enquanto a Casa Branca organiza a provocação militar contra o regime nacionalista burguês, encabeçado por Nicolas Maduro, a CIA envia um de seus aviões “espiões” ao Brasil, recebendo autorização do governo neoliberal da Frente Ampla para aterrissagem em nosso território.
A aeronave da CIA, um Boeing 757 completamente pintado de branco e sem nenhum registro na fuselagem, aterrissou no aeroporto de Porto Alegre no final da tarde da última terça-feira(19/08)e depois seguiu para São Paulo, conforme confirmaram as concessionárias que administram os terminais aeroportuários. Esta mesma aeronave, ou um modelo similar, que está equipada para reabastecimento no ar e dispõe de radares de alta precisão militar, é largamente utilizada pelos EUA para ações de mapeamento aéreo de combate naval, exatamente como o Pentágono está planejando contra a Venezuela.
A cumplicidade do governo Lula com o imperialismo ianque na área militar não é propriamente uma “novidade”, entretanto no momento da maior demagogia populista da Frente Ampla em torno da suposta “defesa da soberania nacional”, colaborar diretamente com as ações provocadoras da Casa Branca contra uma nação irmã, é absolutamente repugnante.
A classe operária brasileira e internacional deve cerrar fileiras em defesa da integridade territorial da Venezuela e de seu governo constituído, convocando o movimento de massas a ganhar as ruas exigindo a retirada imediata da frota naval de guerra dos EUA do nosso continente.