Em sua primeira resposta oficial após o ataque norte-americano contra três instalações nucleares no país, as autoridades iranianas confirmaram na manhã deste domingo (22/06) que as instalações danificadas não haviam registrado fugas de radiação e nem ameaça alguma para a população circundante, enfatizando que a infraestrutura das instalações permanece segura. A Organização de Energia Atômica do Irã afirmou ter realizado imediatamente as verificações necessárias e não ter encontrado indícios de contaminação derivada dos ataques dos EUA as suas instalações nucleares.
O Centro Nacional de Segurança Nuclear do Irã anunciou que as informações registradas dos sistemas de detecção de material radiativo não mostraram sinais de contaminação nas instalações de Fordow, Natanz e Isfahán, sinalizando que a situação está completamente sob controle.
No mesmo contexto, Manan Raisi, designado pelo parlamento iraniano, declarou que :“As investigações iniciais realizadas nos locais bombardeados confirmam a ausência de radiação nuclear”.
Manan afirma ainda que: “Com base em informações precisas, podemos afirmar que, ao contrário das falsas afirmações do presidente Trump , a instalação nuclear de Fordow não sofreu danos graves, e a maioria dos danos são menores e reparáveis”. Neste contexto, a Sede de Gestão de Crise na província de Qom garantiu aos residentes que “não existe perigo que ameace os residentes da cidade nem das zonas circundantes”.
A agência de notícias iraniana IRNA citou moradores locais próximos às instalações de Fordow que afirmaram não ter percebido nenhum sinal de uma grande explosão. Os relatórios de campo também mostram que o tráfico na estrada Qom-Isfahán se desenvolveu com normalidade, o que indica que a situação era estável.
Por sua parte, a agência de notícias iraniana Fars publicou um vídeo que mostra os arredores das instalações da Fordow em condições normais, sem danos aparentes. O correspondente de Al-Mayadeen em Teerã informou que as declarações oficiais iranianas contradizem a versão norte-americana, e que os dados preliminares indicam que “Os ataques aéreos foram dirigidos apenas às entradas e áreas adjacentes às instalações nucleares, sem penetrar na infraestrutura essencial e não causar danos significativos”.
O subdiretor político da Corporação Iraniana de Radiodifusão (IRIB) revelou que Teerã havia evacuado três instalações nucleares durante algum tempo, como medida de precaução antes de uma possível escalada de ataques. Isto foi confirmado pelo porta-voz do Centro de Gestão de Crise na província de Qom, que afirmou que as instalações de Fordow já haviam sido evacuadas.
Por outro lado, a Autoridade Reguladora Nuclear Saudita confirmou que não havia detectado nenhum efeito radiativo no espaço aéreo do seu país e tampouco na região do Golfo em geral como resultado dos ataques norte-americanos, o que respaldou a versão oficial iraniana sobre os danos limitados.