Após meses de pressões e desentendimentos, o governo dos EUA e a Ucrânia finalmente assinaram um acordo de minerais raros na última quarta-feira, entregando os todos os recursos naturais de Kiev a Washington. O documento foi assinado na capital dos EUA pelo Secretário do Tesouro, Scott Bessent, e pela ministra da Economia da Ucrânia, Yulia Sviridenko.
O acordo prevê a criação do Fundo de Investimento e Reconstrução EUA-Ucrânia “em reconhecimento ao significativo apoio financeiro e material que o povo americano forneceu à defesa da Ucrânia”, anunciou cinicamente o Departamento do Tesouro dos EUA. O marionete ucraniano também confirmou a assinatura do documento que dela a entrega completa do país ao imperialismo ianque, assumindo assim que o conflito da Ucrânia é realmente uma guerra de procuração da OTAN contra a Rússia.
Partiu do próprio Volodymyr Zelensky o oferecimento das riquezas naturais ucranianas aos EUA no ano passado, ainda nos tempos do governo Biden, em seu afã por mais armas e dinheiro norte-americano para esticar a guerra da OTAN contra a Rússia e depois ser anexado pelo imperialismo ianque. Mesmo em Washington há questionamentos se o achaque a Ucrânia vai efetivamente funcionar. Há muita propaganda enganosa sobre os minerais de terras raras da Ucrânia, mas, na verdade, o país não possui muitos. Do que possui, a maior parte está no terço oriental da Ucrânia, ou seja, sob controle russo.