LULA A “MÃE DOS BANQUEIROS”: BC MANTÉM A SELIC COM JUROS MAIS ALTOS DO PLANETA

LBI

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, nesta quarta-última (28/01), manter a taxa básica de juros (Selic) em 15%, há seis meses neste patamar, o maior nível em 20 anos. Assim, o governo neoliberal da Frente Ampla, firma o Brasil como a segunda maior taxa de juro real do planeta, com uma patamar real que chega a 11% ao mês na ponta final do crédito pessoal para o trabalhador. Lula, Haddad e Galípolo mantém o país como paraíso do rentismo internacional e o inferno para a classe operária que só sobrevive as custas de crédito, porque seu salário comprimido já não consegue arcar com os custos básicos, como alimentação, saúde e habitação.

No cínico comunicado, o Copom afirma que: “Avalia que a estratégia em curso tem se mostrado adequada” e afirma que “em ambiente de inflação menor e transmissão da política monetária mais evidentes, a estratégia envolve calibração do nível de juros. O Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, iniciar a flexibilização da política monetária em sua próxima reunião”. Até lá, ou seja, o início da tal “flexibilização” das taxas escorchantes de juros, quantas famílias proletárias já terão perdido seus bens pessoais, confiscados pelos rentistas com a justificativa de que não “honraram suas dívidas”?

A temerária decisão do colegiado de diretores do BC, chefiado pelo lulopetista Gabriel Galípolo, ocorre em um cenário nacional de profunda crise econômica, “mascarada” pela mídia corporativa “chapa branca”, leia-se Rede Globo. A manipulação de dados verdadeiros do Brasil, fraudados pela atual direção corrompida do IBGE, esconde os altos níveis de desemprego e falência generalizada dos pequenos e médios comerciantes, que tem que buscar na informalidade a única maneira de sobreviver.

O Copom, agora sob a bandeira política da exquerda reformista, segue o mesmo “script”desenhado nas últimas décadas pelo chamado “mercado”, leia-se Governança Global do Capital Financeiro. Enquanto os banqueiros e rentistas estão impulsionando os seus lucros via Selic a 15% ao ano, os trabalhadores e o povo pobre amargam arrocho salarial, desemprego e até a perda de seus pequenos bens patrimoniais…. Mas não esqueçam: “Lula é o pai dos trabalhadores… e a mãe dos banqueiros”…