STALINGRADO RETOMA SEU NOME NA HERÓICA CIDADE SOVIÉTICA QUE DERROTOU O NAZISMO: ENTRETANTO MUDANÇA AUTORIZADA POR PUTIN É APENAS TEMPORÁRIA

INTERNACIONAL

O presidente Vladimir Putin, apoiou uma proposta impulsionada pela população e gestores locais para devolver o nome histórico de “Stalingrado” ao Aeroporto da cidade de Volgogrado, urbe que durante a Segunda Guerra Mundial se tornou palco de uma das batalhas mais importantes no combate para derrotar o nazismo. A iniciativa de dar à instalação aeroportuária “Um nome verdadeiro, orgulhoso, corajoso e heróico” pertence aos veteranos e participantes da operação militar especial”, declarou o governador local Andrei Bocharov, durante uma reunião com Putin realizada algumas horas antes na heróica cidade.

Anteriormente, a Corporação Estatal Russa de Gerenciamento de Tráfego Aéreo anunciou que retornará temporariamente os nomes históricos de Leningrado e Stalingrado às cidades de São Petersburgo e Volgogrado, respectivamente, que usaram durante a Segunda Guerra Mundial. A mudança somente ocorrerá de 8 a 10 de maio, durante as comemorações dos 80 anos da derrota da Alemanha nazista.

Segundo o jornal local Vzglyad, um conselho popular foi criado para estudar a opinião dos moradores sobre a mudança definitiva do nome de Volgogrado para Stalingrado. A restauração permanente do nome de Stalingrado tem sido repetidamente reivindicada por genuínos nacionalistas, e especialmente pelos comunistas russos, visando resgatar a verdade histórica sobre a Grande Guerra Patriótica. Entretanto Vladimir Putin, como um legítimo representante da burocracia restauracionista que colaborou para liquidar o antigo Estado Operário Soviético, ainda resiste a esta iniciativa política da vanguarda da população russa.