O porta-aviões USS Harry S. Truman está se preparando para deixar o Mar Vermelho após ser alvo de ataques coordenados de mísseis e drones do Iêmen. O USS Harry S. Truman foi atingido diretamente nas operações militares recentes, declarou o governo iemenita: “Esperamos que o navio deixe o teatro de operações a qualquer momento”.
As Forças Armadas do Iêmen, em um comunicado oficial reivindicaram a responsabilidade por uma operação militar realizada na última segunda-feira (28/04) contra o porta-aviões USS Harry S. Truman, afirmando que o ataque foi uma resposta aos bombardeios aéreos dos EUA em áreas civis no Iêmen, que deixaram dezenas de mortos e feridos.
O comunicado iemenita detalha que a operação conjunta de unidades navais, drones e mísseis, direcionada contra o porta-aviões ianque e seus navios de escolta, forçou o navio a seguir em direção ao extremo norte do Mar Vermelho.
Também como produto da ofensiva da Resistência Árabe contra a frota imperialista, um caça supersônico ianque F-18, equipamento usado pelo Estados Unidos para bombardear o Iêmen, caiu do porta-aviões nesta mesma segunda-feira ao tentar se desviar de um massivo ataque com drones. Além do avião, um rebocador também foi perdido, afundando no Mar Vermelho.